31/08/2018

Prefeitura de Felipe Guerra realiza o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF edição 2017-2020



A Gestão Municipal de Felipe Guerra, por meio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Comissão Intersetorial Pelos Direitos da Infância e Adolescência, realizou nesta sexta-feira, 31 de agosto, no auditório do COMDICA, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF edição 2017-2020, cujo objetivo foi definir juntamente com representantes dos diversos segmentos participantes as ações estratégicas do Plano de Ação que serão implementadas até 2020, no sentido de ampliar o acesso e a qualidade dos serviços públicos e melhorar os resultados dos indicadores municipais de atendimento às crianças e adolescentes.

O Fórum contou com aproximadamente 130 participantes de diversos segmentos da população felipense (profissionais do CRAS, da Assistência Social, da Saúde, da Educação, da Cultura, Esporte, Turismo, secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias, presidentes de associações, conselheiros tutelares, adolescentes do NUCA, crianças, famílias beneficiárias do programa bolsa família, do programa criança feliz,  dos serviços socioassistenciais, blogueiros, empresários, dentre outros).

As ações são lideradas pelo prefeito Haroldo Ferreira, planejadas e organizadas pela Comissão Intersetorial do Selo UNICEF.

Nesta edição 2017-2020, há um monitoramento dos indicadores de impacto e de participação social, relacionando e analisando os dados municipais entre grupos de crianças e adolescentes excluídos dos serviços, vivenciando situações de vulnerabilidade, violação de direitos ou situações de violência, e os engajados que desenvolvem protagonismo juvenil nas escolas e comunidades, participando do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA.

A metodologia utilizada estimula a gestão por resultados, integrando nos territórios os serviços e programas das secretarias de educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, no intuito de aperfeiçoar o uso dos recursos e potencializar os resultados, na perspectiva de promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

Durante o Fórum foram realizadas apresentações culturais, apresentação do diagnóstico da situação da infância e adolescência, trabalhos de grupos, socialização das discussões e deliberação das ações estratégicas e prioritárias para melhorar as condições de vida da população infanto juvenil.

Portanto, a cidade de Felipe Guerra segue firme e forte desenvolvendo um trabalho em parceria, cujo foco principal é garantir os direitos do público infanto-juvenil e consequentemente conquistar essa edição do Selo UNICEF.

O Prefeito Haroldo Ferreira pediu para que todos os envolvidos no Selo UNICEF se esforcem para que a conquista do selo seja alcançada. Ele destacou que o trabalho intersetorial das principais Secretarias; Assistência Social, Saúde e Educação, vem dando bons frutos e que para a conquista do Selo UNICEF é mais do que necessário.

A articuladora do Selo UNICEF, Fátima Maia, reforçou que o sucesso do trabalho se dará pelo esforço de todos.

SOBRE O SELO

O Selo UNICEF é uma iniciativa voltada à implementação das políticas públicas, estimular a atuação intersetorial, promover a mobilização social, incentivando o monitoramento de indicadores sociais relacionados à infância e à adolescência para melhorá-los.

O objetivo do Selo UNICEF no município aprovado é contribuir para o fortalecimento da gestão municipal no cumprimento do seu papel institucional.

SOBRE O FÓRUM COMUNITÁRIO

O Fórum Comunitário é o espaço em que efetivamente a comunidade passa a ser parte do planejamento das ações relacionadas ao Selo UNICEF e contribui na busca por respostas que produzam impactos reais e positivos sobre a vida de crianças e adolescentes.

Confira Fotos: 

 



















 

 













Fotos: Noberto Andrade e Mikael Sales

0 comentários:

Postar um comentário

Curta nossa página

Leitores agora

Total de visitas

Mais lidas da semana