02/09/2018

Felipe Guerra/RN: Agentes de Endemias concluem vacinação na Zona Urbana


Embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não isenta da vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana.

A campanha de vacinação antirrábica canina e felina em Felipe Guerra começou no dia 06 de Agosto e segue até o dia 05 de Outubro, data essa prevista pelo Ministério da Saúde. Devem ser vacinados todos os cães e gatos saudáveis, com mais de 3 meses de idade.

Os Agentes de Endemias finalizaram a vacinação na Zona Urbana e seguem para a Zona Rural. Após essa campanha, caso algum proprietário não tenha vacinado seu animal, procure a Secretaria Municipal de Saúde para ter seu animal vacinado.  

A campanha antirrábica é uma ação voltada para vigilância, prevenção e controle da raiva em caninos e felinos, levando em consideração a proximidade dos animais com o homem. O objetivo é reduzir os números de raiva humana transmitida por cães e gatos.

A raiva é uma zoonose causada por vírus presente, principalmente, na saliva de animais infectados. É uma doença fatal, tanto para os animais, quanto para as pessoas. Qualquer mamífero como cães, gatos, bovinos, equinos e morcegos, quando infectado pelo vírus, pode transmitir a raiva através de mordedura, arranhadura ou lambedura.


0 comentários:

Postar um comentário

Curta nossa página

Leitores agora

Total de visitas

Mais lidas da semana