16/11/2018

Título de 'Cidadão Felipense' gera polêmica na Cidade


Prefeito de Apodi, Alan Silveira e Carlos Suelington Nogueira foram alguns dos indicados. Para moradores de Felipe Guerra, homenagens são injustificadas.

Uma das principais honrarias do Poder Legislativo de Felipe Guerra é a entrega do Título de Cidadão Felipense. O critério para conceder a homenagem é a relevância dos serviços prestados a cidade. População diverge sobre a concessão. Alguns entendem que houve banalização do título.

Pelo regimento interno da Câmara Municipal de Felipe Guerra, cada vereador pode fazer até duas solicitações de títulos de cidadania por ano. A entrega da honraria é votada em plenário. Cidadãos criticam a postura tomada por alguns vereadores, já que algumas pessoas que recebem o título não tem nenhuma vinculação com a cidade e nem sequer prestaram serviços a comunidade.

De acordo com o locutor Marcio Costa, que se posicionou através do seu Facebook e em vários grupos de Whatsapp, não há mais respeito para a entrega de títulos de cidadania. Segundo ele para ser agraciado com o titulo, é bom ser amigo de um vereador ou ter algo como riquezas para servir de troca em pleitos municipais.

Já para Jeickson Duarte, outro cidadão inconformado com algumas concessões de títulos esdrúxulas, disse: “A concessão do título honorário de “Cidadão” de um Município pela Câmara de Vereadores, deve ser bem analisada, estudada e explicada com detalhes, não só aos pares (Vereadores), mas à sociedade local como um todo. Quando a Câmara Municipal outorga um título de cidadania honorária, ela está equiparando o homenageado a uma pessoa nascida no Município, e distinguindo-a com especial destaque no cenário sócio-cultural-administrativo e até religioso da comunidade”. Explicou Jeickson Duarte em sua pagina do Facebook.

Dentre os que receberam o título de Cidadão Felipense na noite de ontem e causou discussão principalmente nas redes sociais, foi o prefeito Alan Silveira, da vizinha cidade Apodi. Muitos internautas ironizaram a honraria entregue a ele, pelo fato do Prefeito Alan Silveira recentemente ter negado ajuda ao município de Felipe Guerra, quando no período da cheia do rio Apodi-Mossoró, Felipe Guerra ficou sem ter onde descartar o seu lixo.

Entenda a questão:

O município de Felipe Guerra faz fronteira com Apodi, por este motivo Felipe Guerra sempre desenvolveu uma política de boa vizinhança, emprestando maquinas, ambulância, cortando terras e colocando carro pipa em comunidades que fazem parte do Apodi.

Pois é, quando Felipe Guerra precisou da reciprocidade, foi negada. 

No período chuvoso do inicio deste ano, a cheia rio Apodi-Mossoró bloqueou o acesso a área onde o município de Felipe Guerra realiza o descarte do lixo coletado na cidade. Pelo fato de Felipe Guerra sempre ter realizado uma política de boa vizinhança com Apodi, foi solicitado apoio no sentido de colocar o lixo de Felipe Guerra na área de descarte do Apodi, até as águas baixarem e desbloquearem o acesso a área de descarte utilizada por Felipe Guerra, o que de pronto foi negado pelo prefeito de Apodi, Alan Silveira.

Por este motivo os felipenses quase que unanimes acreditam que o Prefeito de Apodi, Alan Silveira não é merecedor do titulo de Cidadão Felipense.

Mesmo com toda polêmica e boicote da população em não comparecer a Câmara de Vereadores para prestigiar a entrega da honraria, os títulos de Cidadãos Felipenses foram entregues ontem (15/11), às 19 horas.  

Confira lista dos homenageados com os respectivos vereadores que os indicaram.

José Wilson Ferreira – Indicação Ver. Francisco Canindé de Menezes (Chicão).

Renato da Silva Oliveira (Dr. Renato delegado) – Indicação Ver. Francisco Canindé de Menezes (Chicão).

Rafael Huete da Mota (Dep. Rafael Mota) – Indicação Ver. Djalma Laurindo da Silva Junior.

Francisco Xavier de Oliveira (Chico pedreiro) – Indicação Ver. Djalma Laurindo da Silva Junior.

Francisco Eliberto Florêncio (Prof. de ed. física) – Indicação Ver. Marcos Aurélio Alves de Morais.

Ana Maria Maia Lima (Professora) – Indicação Ver. Marcos Aurélio Alves de Morais.

Romerito Soares do Carmo (Médico) – Indicação Ver. Pedro Alves Cabral Neto.

Renato Lúcio Martins (Dentista) – Indicação Ver. Pedro Alves Cabral Neto.

José Pedro Neto – Indicação Ver. Jânio Nilson Silveira Barra (Jânio Barra).

Carlos Suelington Nogueira Marinho – Indicação Ver. Jânio Nilson Silveira Barra (Jânio Barra).

Jhonattan Jheferson Morais Jácome (Jotinha do Apodi) – Indicação Ver. Max Iran de Morais (Brechinha).

Thiago Carlos Gonçalves Rêgo – Indicação Ver. Max Iran de Morais (Brechinha).

Francisco Júnior Eufrázio (Júnior da sorveteria) – Indicação Ver. Ronaldo Luciano da Costa.

Raimundo José Barros de Queiroz (Pastor Raimundo)– Indicação Ver. Ronaldo Luciano da Costa.

Lidiano Bezerra da Nóbrega – Indicação Ver. Francisco Ubiracy Feitosa Pascoal.

Alan Jefferson da Silveira Pinto (Prefeito de Apodi) – Indicação Ver. Genilson Santana de Nogueira.

Lino Ademar da Silva Praxedes – Indicação Ver. Francisco Ubiracy Feitosa Pascoal e Ver. Genilson Santana de Nogueira.

Luiz César de Oliveira – Indicação Ver. Francisco Ubiracy Feitosa Pascoal e Ver. Genilson Santana de Nogueira.

Confira alguns dos muitos comentários:













Confira fotos: 

















 





Fotos: Edivaldo Barbosa/Santana Noticias

0 comentários:

Postar um comentário

Curta nossa página

Leitores agora

Total de visitas

Mais lidas da semana