18/12/2018

Programa Criança Feliz completa um ano e quatro meses fortalecendo vínculos familiares em Felipe Guerra


A primeira infância é uma etapa do desenvolvimento humano marcada por importantes aquisições físicas, cognitivas, emocionais e sociais. É também marcado pela imaturidade e vulnerabilidade da criança e por sua condição peculiar de dependência do ambiente e de cuidados de outras pessoas.

Instituído pelo decreto n° 8.869 de 5 de outubro de 2016, o Programa Criança, com caráter intersetorial, foi criado para diminuir essa vulnerabilidade e promover o desenvolvimento integral  das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.


Em Felipe Guerra, o programa completou neste mês de dezembro, um ano e quatro meses desde a adesão que se deu pelo termo de aceite, assinado pelo Prefeito Haroldo Ferreira, fortalecendo a trajetória de enfrentamento da pobreza com redução de vulnerabilidades e desigualdades.

Os visitadores trabalham utilizando-se do método Cuidado no Desenvolvimento da Criança (CDC), criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância/ Organização Pan-Americana da Saúde, sendo utilizado  em famílias  de perfis diferentes, incluindo aquelas em situação de pobreza e extrema pobreza, com crianças mal nutridas, abaixo do peso, com deficiência e/ou em situação  de risco.

O Programa Criança Feliz prioriza gestantes e crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além daquelas que estão afastadas do convívio familiar por medidas protetivas. Visitadores capacitados visitam as famílias, levando orientações sobre a melhor maneira para estimular o desenvolvimento infantil.

Felipe Guerra está dando exemplo na valorização da primeira infância. Este programa tem ampliado as ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias. 

Fiscalização

Na tarde de ontem (17), a equipe do programa Criança Feliz de Felipe Guerra, recebeu a visita de técnicos da secretaria Estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social – SETHAS, que após concluírem a fiscalização, elogiaram bastante o Criança Feliz em Felipe Guerra, principalmente no tocante a aplicação do recurso destinado ao programa, que ao contrário de municípios bem maiores, que nem uma sala pra o programa tem, Felipe Guerra aplica em sua integralidade os recursos do programa. Graças a essa boa avaliação na fiscalização o programa Criança Feliz em Felipe Guerra está garantido durante o ano de 2019.

Fiscalização

Equipe PCF, Equipe CRAS e Técnica da SETHAS

Equipe compacta, porém forte

A equipe do programa Criança Feliz em Felipe Guerra hoje conta com apenas duas visitadoras sociais e uma supervisora, mas isso não impede o êxito dessa equipe super comprometida, a prova disso é que a equipe alcançou a meta pactuada do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, hoje 100 famílias são assistidas pelo programa no município. 


Para a visitadora social, Juliete Queiroz o alcance da meta pactuada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, é fruto do trabalho conjunto através das políticas públicas de acolhimento. “É muito gratificante esse reconhecimento, com essa meta atingida mostra que a gestão do prefeito Haroldo Ferreira através das políticas sociais tem melhorado a qualidade de vida dos Felipenses, tem sido um impacto positivo e muito significativo na vida dessas famílias.” Destacou Juliete Queiroz.

Intersetorialidade

Uma das premissas do Programa Criança Feliz é trabalhar a Intersetorialidade, após reunião entre a supervisora do Programa Criança Feliz Amaralina Góis, e a Secretária de Saúde Girlene Ferreira, onde foi discutidas formas de gestão e articulação entre diversos setores das políticas de saúde e o Programa Criança Feliz, frutos já estão sendo colhidos, duas crianças que são assistidas pelo programa, passaram a ter as suas fisioterapias  garantidas pela secretaria municipal de saúde, graças a esse trabalho conjunto. 

0 comentários:

Postar um comentário

Curta nossa página

Leitores agora

Total de visitas

Mais lidas da semana