Obtendo uma boa cabeça de vapor


Quando você estava pensando na vida que levaria como idoso, pode ter tido aquela velha ideia de sentar em uma cadeira de balanço e ver o mundo passar. Essa ideia boba, por algum motivo, parece uma situação ideal para pessoas em seus anos dourados.

Mas o ideal para você do ponto de vista da qualidade de vida é ser um idoso ativo e enérgico e não encarar a aposentadoria como a hora de parar de se movimentar completamente. Na verdade, existem muitas boas razões para você sair e caminhar todos os dias. Se você fizer disso parte de sua rotina diária como seu café da manhã, há muitos benefícios que você colherá.

Claro, seus filhos e seu médico já falaram sobre os benefícios da caminhada para sua saúde. E esses são válidos para ter certeza. Caminhar manterá seu sangue fluindo, melhorará sua circulação, fará muito bem ao seu apetite e manterá suas articulações e músculos flexíveis e exercitados.

O que isso significa é que quanto mais você anda, mais tempo você será capaz de andar. Portanto, se você vir idosos mais velhos em seu bairro ou em seu apartamento de aposentados se movendo em cadeiras de rodas ou andadores e não gostar dessa perspectiva para si mesmo, saia dessa cadeira e vá lá e ande.

Mas há muitos benefícios que fazer da caminhada parte do seu estilo de vida pode trazer para o seu caminho que não têm nada a ver com a saúde. Aquela velha e desgastada frase de “tomar um pouco de ar fresco” tem mais sabedoria do que você imagina. À medida que você continua processando sua transição de uma vida adulta ocupada para a vida de aposentadoria, há muito o que pensar. Para uma boa tomada de decisão sólida, nada melhor do que uma caminhada rápida com todo o oxigênio que ela dará ao seu cérebro.

Você deve adotar a política de nunca tomar uma decisão tarde da noite, depois de algumas bebidas ou quando estiver chateado se não tiver saído de casa por alguns dias. Segure essa decisão importante para a trilha de caminhada. Se você tem um bom fluxo sanguíneo e sua respiração está dando um bom oxigênio para seu aparato de pensamento, você estará no seu pico mental para tomar boas decisões.

Mas não vamos ignorar os benefícios sociais da caminhada. Se você é um idoso solteiro, para ser franco, caminhar é um ótimo lugar para conhecer membros do sexo oposto. E se você quiser conhecer aquela garota mais velha que tem o tipo de coragem que você tem ou aquele cara legal que quer viver a vida ao máximo, você vai conhecer essas pessoas andando e se mantendo ativo. Parece estranho dizer isso, mas as trilhas onde os idosos mais frequentam são ótimos pontos de “pick up” simplesmente porque é tão fácil juntar-se a alguém interessante em uma caminhada e conhecê-lo de maneira não ameaçadora.

Use alguma criatividade em onde você anda e quando. Você pode trabalhar uma boa caminhada com um recado ou para ver uma parte da cidade que você sempre quis explorar. Se você ainda pode dirigir, conheça as muitas trilhas de caminhada da cidade e torne-se um frequentador assíduo por lá. As pessoas mais jovens vão ficar ao seu redor e vão gostar muito de vê-lo por aí também.

Mas mais do que isso, você terá um grande prazer de caminhar todos os dias. As endorfinas deste exercício são melhores do que o seu coquetel noturno. E essa caminhada pode ser muito divertida e um momento para conhecer novos amigos e também ter algumas aventuras interessantes.