Os melhores idosos de todos os tempos


Se você pudesse sentar com um lápis e papel e listar quais as cinco principais metas que a maioria das pessoas colocaria para seus anos de velhice, o que você acha que entraria nessa lista? A segurança financeira provavelmente seria bem alta. E o tempo com a família daria boas notas. Mas apenas com base na coisa que parece estar mais nas mentes dos idosos, a coisa que provavelmente classificaria o mais alto seria a boa saúde, evitando lesões e vida longa.

Agora, se você participar de um seminário sobre boa saúde para idosos, geralmente as coisas que são abordadas são questões de dieta e exercícios. Mas cada vez mais, as pesquisas sobre quais idosos são mais bem-sucedidos e consistentemente vivem mais e têm a menor incidência de problemas de saúde não são os que estatisticamente trabalham mais para observar diretrizes rígidas de dieta e exercícios. Em outras palavras, os idosos que são os mais bem-sucedidos em serem os melhores idosos de todos os tempos são os que menos se preocupam em ser bem-sucedidos.

Muito tem sido feito sobre “o poder do pensamento positivo” ultimamente e parte disso é provavelmente um monte de hype. Mas esta pesquisa sobre o efeito da atitude sobre o desempenho mental, emocional e físico dos idosos dá alguma credibilidade de que uma visão de vida dos idosos parece ter muito a ver não apenas com sua qualidade de vida, mas com a frequência com que você doente e na longevidade.

Parte do motivo disso tem a ver com as expectativas. Se você entrar em seus últimos anos com a expectativa de que ficará doente com mais frequência, passará por períodos de baixa energia e declinará rapidamente ao longo de seus últimos anos, provavelmente é isso que vai acontecer com você.

Isso não é apenas porque os pensamentos em si têm algum poder como o pensamento positivo que as pessoas querem que acreditemos. Mas se todos os dias você acordar prevendo problemas de saúde e baixa resistência, não será tão ativo durante o dia. Você não vai querer socializar com os outros e não terá objetivos e ambições. E esses são os tipos de coisas que mantêm as pessoas de qualquer idade. Ao “desistir” do início da velhice, enviamos um sinal à nossa mente e ao nosso corpo de que não haverá esforço para nos mantermos em forma e saudáveis. E porque não há esforço nessas direções, resultados de saúde e baixa energia.

Alguns chamam isso de síndrome da “profecia auto-realizável”. Os idosos que pensam que vão se sair bem, têm um estilo de vida ativo e continuam a gozar de boa saúde são os que se saem tão bem quanto pensam que vão. Mas suas contrapartes parecem ser capazes de “pensar-se doentes”.

Há um monte de causa e efeito olhando para sua vida com confiança e ambição pode ter. E tem sido frequentemente demonstrado que os idosos ativos, que saem e assumem projetos, convivem com os outros e se recusam a deixar a velhice os abater são os que se mantêm felizes e saudáveis ​​por mais tempo e têm melhor qualidade de vida ao longo do tempo. seus anos de aposentadoria.

Outro paradoxo da importância da atitude na qualidade de vida do idoso tem a ver com pensar nos outros mais do que em si mesmo. Os idosos que fazem trabalho voluntário são ativos em ajudar os outros e que estão sempre encontrando maneiras de abençoar a vida de familiares e amigos também parecem ser membros mais felizes e bem-sucedidos da comunidade de idosos. Simplificando, aqueles que mais se preocupam com os outros são os que mais se beneficiam pessoalmente. Mas aqueles que mais se preocupam consigo mesmos têm mais com o que se preocupar.

A melhor maneira de reverter os efeitos da má atitude e obter uma mudança de perspectiva é buscar uma melhor companhia. O velho ditado “a miséria adora companhia” é bastante preciso. Então, para ter uma atitude mental melhor, esteja com pessoas que tenham boas atitudes. Uma visão positiva e criativa da vida é contagiante. E vale a pena o esforço para mudar a forma como você vê sua vida de aposentadoria, porque pensar negativamente só vai levar a problemas. Mas se sua atitude diz que você vai tirar o melhor da vida, você vai experimentar isso e se tornar o melhor idoso de todos os tempos.